A qualidade de vida depende mais do que vem de dentro de nós do que ao que podemos consumir ou adquirir. Mas calma, pois esse não é mais uma daquelas lições para ter a vida perfeita que não existe. Pelo contrário, vamos ajustar as expectativas e mostrar que a saúde mental é simples – embora não seja fácil – e totalmente possível!
A saúde mental como a chave da qualidade de vida
É impossível ter qualidade de vida sem cuidar de questões emocionais e da saúde psicológica. Isso acontece porque a nossa mente conduz as atividades do nosso corpo.
Você certamente já perdeu a fome, comeu muito ou teve dores no estômago diante de uma situação de nervosismo, estresse ou ansiedade. Isso não acontece por acaso.
O nosso estado mental é o ‘mestre’ da nossa vida; ele orquestra tanto nosso organismo quanto nossas atitudes, motivação, autoestima, etc. Por isso, é impossível estar bem com uma mente adoecida.
Ninguém vive plenamente 100% do tempo em todas as áreas da vida. Mas é totalmente possível manter um equilíbrio e ter prazer em viver.
➔ Acesse os melhores conteúdos sobre lifestyle da atualidade!
Como ter qualidade de vida?
Além de dieta e exercícios, o cuidado emocional é essencial. Para isso, você pode meditar, trabalhar questões em terapia e estudar.
Sim. Aprender algo novo sobre você, a vida e os hábitos da sociedade é essencial para se entender, compreender sua vida e a orquestra do coletivo. Quando compreendemos padrões, nos conhecemos melhor, e isso é especialmente verdadeiro nas interações humanas.
Não somos totalmente únicos; pensar isso é puro egoísmo. Fazemos parte da mesma espécie e, por isso, temos sofrimentos, desejos, medos e vontades semelhantes.
Por exemplo, todos temos necessidades de afeto. Então, que tal proporcionar momentos assim a filhos, maridos, amigos, animais de estimação? Faz sentido que o resultado seja positivo, não é mesmo? É simples, embora não seja fácil.
Tudo que você precisa é se comprometer. Dá trabalho, mas a verdade seja dita: não fazer nada também é extremamente cansativo.
O segundo eu
Uma das habilidades que você pode desenvolver para ter qualidade de vida é a reconhecer a voz que tem na sua mente.
Todos nós temos uma voz na mente, um “segundo eu” que pode ser cruel, tóxico e nos destruir se não o reconhecermos e controlarmos.
Ninguém pode se livrar dela, mas é possível entender que essa voz não é você; ela não manda em você. Muitos autores chamam essa voz de ego, mas calma!.
Aprender a dominar o ego não quer dizer que você precisará viver como um monge com apenas um par de chinelos. Embora essa seja uma possibilidade (se assim você desejar), estar consciente do ego significa liberdade. Você saberá quando o “falso eu“ tentar te fazer mal e poderá controlá-lo, vivendo assim plenamente.
Ajuste de expectativa
Está se sentindo ansioso pensando em como sua vida parece uma bagunça e como é impossível manter a mente e os sentimentos em ordem? Calma, pois você não é o único. E mais, é impossível ser perfeito em tudo; na verdade, é impossível ser perfeito em qualquer coisa!
Portanto, não espere para cuidar da sua mente quando isso parecer possível, porque nunca será. Humanos trabalham para melhorar, tanto a sua vida quanto a do coletivo. Se trata disso.
Então por fim, ajuste essa expectativa e apenas siga, com a certeza de que estará dando o seu melhor. Ter saúde mental não é um luxo; é uma necessidade, e você pode obtê-la começando pelo autoconhecimento.